Powered By Blogger

domingo, 22 de maio de 2011

Planejamento estratégico(1) - O que é?

Quando a gente pensa em abrir um negócio, é necessario que tenhamos um extenso planejamento, então surge a necessidade de montar um Plano de negócios(Bussiness Plain).
O plano de negócios é um estudo de viabiliade do seu negócio, através dele temos a capacidade de ver se a nossa ideia pode sair do papel ou é melhor que nem saia rsrs. Claro que isso não garante que dará certo, mas já te mostra inicialmente se você pode seguir nisso ou não. Tendo uma resposta positiva, o negocio começou a funcionar, não significa que não haverá mudanças no seu plano inicial, os ajustes serão sempre necessários.

O planejamento estratégico é onde você define os rumos de sua empresa, sua situação atual, suas metas e objetivos de negócio, bem como a descrição da visão e missão de sua empresa. É a base para o desenvolvimento e implantação das demais ações de sua empresa.
O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores  uma ferramenta importante para a tomada de decisão, ajudando a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado.

Existem várias teorias para montar um planejamento estratégico, vários autores, sendo Michael Porter considerado atualmente uma unanimidade no assunto. Para Porter "estratégia é mais importante do que qualquer  projeção de crecimento no mercado."

De que adianta crescer sem planejamento? Será que não esta aí o grande problema da fisioterapia atualmente???

Nenhum comentário:

Postar um comentário