Quantos amigos e conhecidos temos que montaram pelo menos um consultório de fisioterapia?
Onde você mora quantos espaços de pilates tem a sua volta??
Acredito que a maioria da resposta seja: MUITOS!
E atualmente qual a estratégia que esta sendo usada para competir e ganhar mais clientes? PREÇO, infelizmente.
Esse tipo de concorrencia é a que traz mais malefícios à profissão, pois começamos a nos desvalorizar, e para uma empresa isso é um sinal de que a falência esta proxima!!
Precificar um serviço realmente é muito mais complicado do que um produto, mas não é impossivel. Eu não posso avaliar minha concorrencia apenas pelo preço que ela cobra da sessão, mas sim pelos meus custos e pelo meu diferencial de atendimento. Imagina se ficarmos assim: concorrente baixou, eu baixo, baixou mais, eu baixo mais, daqui a pouco as duas morrem juntas!!!
Por que não concorrer pela QUALIDADE? Temos que fazer com que o cliente perceba que no meu consultório, na minha clínica, ele tem um atendimento diferenciado desde o momento que ele liga para agendar. Não adianta ter um espaço todo bonito, bem equipado, se meu processo de atendimento é ruim. Assim como também não adianta ser o melhor profissional se não oferecer qualidade dos seus serviços para o cliente.
Tem um livro muito interessante chamado Estratégia do oceano azul, onde os autores falam sobre concorrencia e eles ensinam a "não conconrra com os rivais, torne-os irrelevantes." Fica a dica da leitura.
Então gente, vamos acabar de vez com essa guerra inútil preços!!!! O seu preço tem que ser baseado nos seus custos principalmente.
Se você não sabe quanto custa, você não sabe quanto cobra, não sabe o quanto ganha.
Muito bom seu texto...
ResponderExcluirGostei muito da sua iniciativa.
Vc está de parabéns!!!
Beijos