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quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como perder o cliente para concorrencia


Atualmente num mercado tão concorrido, devemos nos preocupar muito com os nossos diferenciais. E como saber exatamente se o que você propõe é diferencial ou já é um pré-requisito para a função?
Nessa guerra continua por clientes, entra em foco atualmente algo que deveria ser pré-requisito mas virou um grande diferencial: ATENDIMENTO AO CLIENTE.

Primeiramente  não podemos trabalhar com a possibilidade de perder clientes devido a erros básicos no atendimento. Quando tornamos agradável o contato com o cliente, as chances de que ele retorne é enorme. Mas mesmo assim ainda somos surpreendidos constantemente pelo atendimento ruim, demora, falta de tato, insistência, para não falar das situações constrangedoras e quando somos atendidos por pessoas que nos deixam a impressão que estão fazendo um favor em nos atender.

Segundo pesquisas realizadas, alguns dados chamam bastante a atenção para tudo aquilo que na teoria ja sabemos:
  • 98,7 % dos consumidores aceitam pagar um pouco a mais por um serviço de qualidade, o que nos leva a crer que apenas preço e promoção não sejam suficientes para atrair e manter clientes;
  •  Segundo a percepção de 93,5% dos entrevistados os atendentes, vendedores, gerentes e dirigentes não estão preparados para atender os clientes, pois não são treinados, desconhecem seus produtos e serviços, tratam clientes com arrogância e descaso.
  •  88,3% dos entrevistados acreditam que os dirigentes das empresas ou gerentes não se preocupam com a satisfação do cliente.  
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Entre as maiores falhas nos atendimentos são sempre destacados a demora no atendimento, o descaso com o cliente, ausência de profissionalismo; pouco ou nenhum conhecimento sobre os serviços prestados e a questão da impressão de estar "fazendo um favor".

Na teoria muitos lugares dizem se preocupar com o cliente e na prática acontece tudo ao contrario. E no mundo da fisioterapia não poderia ser diferente, pois o que podemos encontrar são inúmeros casos de falha no atendimento ao cliente,que para nós, fisioterapeutas, gera a máxima: ou fisioterapia não serve para nada; ou então é para vida toda. E ai como fica nossa imagem??

Ou atendemos bem os nosso clientes ou virá uma outra empresa/pessoa que fará. E ai você perdeu seu cliente para concorrencia, que poderia ter sido fidelizado. De que adianta investir em ações de marketing, se ainda não sabe nem o que fazer com o cliente que virá?

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