Powered By Blogger

terça-feira, 24 de maio de 2011

Planejamento estratégico (2) -Analisando o mercado

Quando pensamos em montar o nosso negocio é muito importante que possamos traçar um panorama de como está o mercado tanto no microambiente como no macroambiente.
Entendemos como microambiente a nossa  propria empresa e o macroambiente o mercado da fisioterapia (no nosso caso) assim como  possiveis mudanças economicas, politicas, tecnológicas, científicasque podem nos afetar.

Vou citar aqui uma ferramenta muito usada para montar o planejamento estratégico de marketing, a ANÁLISE DE SWOT. Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, mas, a mais aceita é que  esta ferramenta foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.
Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
As Forças e Fraquezas podemos definir como pontos fortes e fracos da sua empresa. Assim quando identificarmos um ponto forte devemos ressaltá-lo e quando identificarmos um ponto fraco devemos agir imediatamente para corrigi-lo. Um exemplo de ponto forte é oferecer um serviço diferenciado, um ponto fraco pode ser a falta de um bom serviço de marketing.
As Ameaças e Oportunidades refere-se a tudo aquilo que esta fora do controle da sua empresa, mas que é muito importante conhecer e monitorar. Por exemplo, um ponto forte da concorrencia pode ser identificado como uma ameaça para você, assim como uma oportunidade pode ser o aumento da demanda pelo seu serviço.


Após definir esses pontos, você podera montar um plano com objetivos e metas a serem traçado num periodo de tempo, e assim direcionar suas ações para manter sua empresa (seja ela de qual tamanho for) navegando por águas tranquilas.
Que tal começar agora a definir seus pontos fortes e fracos, identificar suas ameaças e oportunidades, e traçar um caminho para o sucesso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário