quinta-feira, 2 de junho de 2011

Humanização do atendimento


Atualmente as coisas ficaram tão mercantilistas, tão focada no lucro, que o maior bem que uma empresa pode ter foi deixado de lado: o SER HUMANO.

E hoje durante um atendimento me despertei para esse assunto. Uma paciente virou para mim e disse: "Me sinto tão bem aqui, parece ate uma sessão de análise junto rsrs." Fiquei tão feliz com esse feedback; e acredito que muitos colegas já passaram por isso também.
Uma coisa que exijo que aconteça na minha clínica é essa questão de dar atenção que o paciente realmente merece, saber ouvir o que ele tem para nos dizer mesmo que isso não seja nenhum pouco importante para o tratamento dele.
Precisamos saber respeitar o que o paciente diz, saber interpretar aquelas palavras que por muitas vezes escondem seu real problema. Quantos de vocês ligam para seus pacientes se eles faltam a consulta? Quantos de vocês avisa que vai atrasar para um atendimento domiciliar nem q seja 5 minutos de atraso? Quantos de vocês se preocupam em manter uma equipe bem entrosada, que estabeleça uma relação de confiança entre si e com os pacientes? Um sorriso, um aperto de mão podem ter excelentes efeitos, inclusive na própria evolução do tratamento dessa pessoa.
O SUS está desenvolvendo um programa chamado HUMANIZASUS, para incentivar a humanização nos serviços públicos de saúde. Leiam mais depois sobre esse projeto aqui  http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=28288. Muito interessante!

Muitos profissionais excelentes perdem clientes por ser tão impessoal nos seus atendimentos... NÃO EXISTEM DOENÇAS, EXISTEM DOENTES!!

São coisas tão simples de se fazer no seu dia a dia, que podem refletir na sua carreira  de forma estrondosa.!!

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