Powered By Blogger

terça-feira, 14 de junho de 2011

Plano de Negócios - concretizando suas idéias



Quando pensamos em montar o nosso próprio negócio a primeira coisa que deveríamos fazer é montar o nosso PLANO DE NEGÓCIOS.
Mas a verdade é que muitos não tem nem ideia do que seja isso, principalmente nós da área de saúde, que não temos nenhuma cadeira de gestão na nossa formação. Eu mesma só fui saber do que se tratava quando fiz o MBA em Gestão em Saúde pela FGV, e olha q eu já tinha minha clínica há uns quase 3 anos!!!!!! 
Então posso falar por experiência própria: como eu consegui sobreviver no mercado tanto tempo? Acho que pelo menos porque sou uma boa profissional, porque se dependesse da gestão, posso dizer que aprendi muito com meus vários erros como empreendedora. E só depois do curso é que meu negócio realmente começou a dar certo.

O plano de negócios pode ser feito de uma forma bem elaborada quando se quer mostrar para possiveis investidores no seu negócio, mas também pode ser feito de uma forma um pouco mais informal para poder guiar suas ações dentro do seu negócio. Independente da forma que for realizada, o que devemos levar em consideração é que esse instrumento servirá como um manual para direcionar as suas ideias, analisando se é viável ou não o seu negócio.
Os principais tópicos que devem constar no seu plano de negócios são:
 1 - Definição do seu negócio:  explica do que se trata seu negócio, qual seu publico alvo de interesse, onde será localizado, qual será os serviços oferecidos
 2- Planejamento estratégico: inclui aqui varios pontos já comentado em outros posts como a análise de swot (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu negócio)
3 - Plano de Marketing: já comentado no post anterior Qual seu plano de marketing?
4 - Planejamento financeiro: quanto será necessário para investimento inicial, qual será seu custo fixo, quanto tempo será o retorno do investimento?
5 -  Organograma da empresa:  quantos funcionários será necessario inicialmente, cargos, salários.

Isso é o mínimo para que você comece a por no papel as suas ideias e consegue ter uma visão mais ampla e detalhada do seu sonho. Afinal EMPREENDER é tornar seu sonho REALIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário