Powered By Blogger

domingo, 26 de junho de 2011

O que você vende?



Se eu perguntar para a maioria dos meus colegas de profissão "O que você vende?" muitos vão me responder: pilates, fisioterapia, RPG, drenagem linfática, sei lá, qualquer um dos seus serviços. E ai me vem na cabeça que isso todos vendem, mas qual é o seu diferencial? Dentro dessa pergunta tem muito mais respostas do que podemos imaginar, pois é aqui que definimos o nosso negócio e posicionamos a nossa empresa no mercado. 

Vou exemplificar com diferenças entre empresas que vendem o mesmo produto, mas passam uma imagem completamente diferente para o cliente, o que faz ele se decidir por uma ou outra.
Qual a diferença entre comprar um linda caneta, banhada a ouro, que custa um alto valor, para uma outra caneta de modelo simples, fácil acesso, se ambas escrevem do mesmo jeito? A primeira empresa não se preocupou em vender caneta e sim vender o status de se ter um produto de altíssima qualidade, desejado por muitas pessoas. A outra empresa queria ser conhecida como a maior vendedora de canetas com custo barato, tornando-a acessivel a qualquer bolso, independente da sua classe social.

Isso é o que chamamos de POSICIONAMENTO. Posicionar um serviço ou produto no mercado significa fixar na mente do consumidor o valor que o seu serviço tem para ele, superando suas necessidades e expectativas, fazendo com que você saia na frente dos seus concorrentes.

Trazendo para a nossa profissão, como podemos nos diferenciar dentro de um mercado que se olharmos apenas as técnicas seriamos todos iguais? Pois você vende pilates, eu e mais um monte também vendem .Se vende drenagem linfática, eu e mais muitos fisioterapeutas também. 
Mas que tal você pensar em vender mais do que a técnica? Você precisa fazer com que seu cliente perceba os valores intangíveis que estão associados a ela, como o alívio das suas dores, por exemplo. O seu paciente irá até você porque sabe que você "vende" resultado e não apenas um tratamento, entende?
Ou você pode querer ser conhecido pelo preço (muito cuidado com isso!!), pela diversidade dos seus serviços, por inúmeros motivos, mas que precisam ser definidos para nortear o rumo da sua empresa no mercado.


E então como você quer ser reconhecido pelos seus clientes? Defina seu negócio e me responda depois:
O QUE VOCÊ VENDE?

2 comentários:

  1. Excelente post, acho que todos os profissionais deveriam ler isso, não só os Fisioterapeutas.
    ADOREI

    ResponderExcluir
  2. Excelente tema abordado, hoje me pergunto o que eu vendo? bjs adorei a postagem

    ResponderExcluir