Powered By Blogger

terça-feira, 21 de junho de 2011

Será que seu negócio é viavel?



Essa deveria ser a pergunta chave antes de abrirmos o nosso próprio negócio e que quase nenhum fisioterapeuta faz. Não faz por falta de preparo e desconhecimento dessa área de gestão financeira.

Em um planejamento financeiro precisamos definir quais serão todos os nossos custos iniciais, os custos fixos e os custos variaveis, para que a gente possa identificar o nosso ponto de equilíbrio, a margem de lucro, entre outros itens fundameitais para a saúde da nossa empresa.
O custos fixos são aqueles não irão ter alteração de acordo com os seus atendimentos como aluguel, condomínio, salários, serviços de limpeza, entre outros. Os custos variáveis são influenciados diretamente pelo volume dos seus atendimentos, ou seja, quanto mais atender mais gastos. Entre esses estãoos custos com luz, material como papel, gel, etc.Ao definir nossos custos fixos e variaveis, teremos condições de responder quanto custa uma hora do meu atendimento e a partir daí seremos capaz de precificar o nosso serviço. 
O próximo passo então será definir o seu ponto de equilíbrio, que nada mais é do que o valor necessário por mês para cobrir seus custos. Traduzindo: quantos pacientes, no mínimo, serão necessários para que não tenha prejuízo nem lucro? Se for um número muito alto provavelmente está na hora de repensar seus custos, pois isso estaria inviabilizando seu negócio. Quanto menor for o seu ponto de equilíbrio mais segurança você terá para seu negócio não entrar na área de prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário