Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Qual o impacto do aumento do piso salarial na fisioterapia?



O aumento do piso salarial sempre foi uma questão muito discutida no meio da fisioterapia, uma vez que os salários sempre foram muito aquém do que um profissional graduado espera ao ingressar no mercado de trabalho.
O Sindicato dos fisioterapeutas no RJ conseguiu reajustar o piso salarial da categoria no estado, conforme a Lei estadual 5.950 de 13/04/2011, para o valor de R$ 1.630,00 no período de 30 horas semanais. Ao mesmo tempo que isso gerou uma grande euforia para os profissionais, a preocupação de demissão em massa por incapacidade dos estabelecimentos particulares em sustentar esse salário ficou evidente.
Atualmente ainda está em transito pela Comissão de Finanças e de Constituição e Justiça o Projeto de Lei 5979/09, que institui o aumento do piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para R$ 4.650,00.
Vou propor aqui uma explanação sobre os 2 lados da moeda: o do profissional empregado em clínicas/consultórios particulares e do empresário no ramo da fisioterapia.

Os fisioterapeutas, que seguem como empregados em determinados estabelecimentos, preocupam-se com seus cargos por reconhecerem que os valores cobrados pelas sessões ou pagos pelos planos de saúde inviabilizam muitas vezes a sustentação de um quadro de funcionários. Porém, é de grande importância que esse é um direito seu e abrir mão dele seria continuar desvalorizando a profissão, em troca de um remuneração muita aquém da sua capacidade. Acredito que agora os profissionais terão também a necessidade de buscar cada vez mais especializações, ser cada vez mais preparado, pois com certeza nesse mercado que já era muito concorrido, agora só mesmo os bons profissionais conseguirão um lugar decente no mercado de trabalho. E isso vira um ciclo vicioso: uma vez que você investe nos seus aprimoramentos profissionais, você não irá aceitar qualquer oferta de salário correto?

Aos gestores de clínicas de fisioterapia, esse impacto no seu planejamento financeiro pode trazer grandes problemas, podendo inclusive inviabilizar a continuidade da empresa no mercado. O aumento do seu custo fixo, em virtude do aumento salarial de funcionários, trará a necessidade de mudanças em todas as áreas da sua empresa, seja ela estratégica, marketing, financeira. Já existe uma carga tributária enorme sobre as pessoas jurídicas de fisioterapia, uma vez que nós não estamos incluídos no programa do Simples Nacional, o que faz os empresários chegar a pagar 27% de impostos.
O que um empresário precisa reavaliar é principalmente o custo dos seus atendimentos, e verificar se o valor das suas consultas estão apropriados para que este possa ser coberto e você ter lucro. Várias questões devem ser repensadas como: qual o serviço que realmente me dá lucro? aonde eu posso reduzir meus custos? qual é o valor ideal dos atendimentos oferecidos? como aumentar o valor da consulta para as pessoas que já são clientes da clínica?

Chegou o momento de mudança na fisioterapia, aonde os profissionais precisarão se posicionar diante não apenas do seu empregador, como também dos clientes na hora de cobrar pelos seus atendimentos. E aonde os fisioterapeutas gestores precisarão aprofundar seus conhecimentos de gestão e planejamento para conseguir fazer com que sua empresa seja cada vez mais respeitada no mercado.

Acredito que essas mudanças só trará ainda mais respeito e credibilidade para a  fisioterapia na sociedade!

2 comentários:

  1. O que mais falta para o fisioterapeuta é o sentimento de identidade para com aquilo que ele faz. Sinto que os próprios não sabem exatamente qual o seu real papel. Fora isso, seria de muita utilidade cursos de Coaching, PNL, Eneagrama, Liderança e Gestão para este profissional. Eles no entanto, não consideram isso como sendo importante! Não adianta também ter noção e conhecimentos sobre tudo isso, se você não tem uma técnica. Então, quando optar por uma pós-graduação, esqueça o preço, opte pelo o que ela tem de melhor a oferecer. Na hora do marketing, foque unicamente na mentalidade de quem você quer atender, o seu público específico. Eles virão!

    ResponderExcluir
  2. Não vai demorar muito não. Já passou pela avaliação dos valores. Está cada vez mais perto. Aos Fisioterapeutas guerreiros, a vez de vocês está chegando, e aos que não acreditaram na profissão, sigam em seus cantos.

    Att: Acadêmico de Fisioterapia, editor da maior revista de Fisioterapia do mundo "Fisioabrasil", editor da página página Fisioterapia em Neo-Pediatria, administrador da página "Diário de um FisioAcademico".
    EU TENHO FÉ, EU CREIO NO NOSSO DEUS.

    ResponderExcluir