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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Networking como estratégia de marketing



Umas das estratégias de marketing mais importantes que temos é o que chamamos de NETWORKING, ou seja, a criação de uma rede de parcerias, contatos que possam influenciar de alguma forma o seu trabalho. Influência essa que pode refletir diretamente no aumento do seu número de clientes, em benefícios com fornecedores, entre outros.
Atualmente já existem empresas que são especializadas em criar redes de contatos, organizando eventos, reuniões para agilizar o contato de pessoas do mesmo interesse.

E quais seriam as pessoas mais influentes para a rede de contatos na fisioterapia? Tenho certeza que 90% me responderia MÉDICOS, o que não discordo, por realmente precisamos muito do trabalho em conjunto com outros profissionais de saúde, principalmente os médicos. Mas já pensaram o quanto é interessante fazer um networking entre os próprios FISIOTERAPEUTAS?
O que estamos acostumados a ver é o fisioterapeuta enxergar o outro profissional apenas como um concorrente, disputando minuto a minuto, deixando de enxergar que ali pode ter um excelente parceiro que tem muito a agregar no seu negócio.
Não seria interessante estabelecer parcerias com seus próprios colegas? Vamos imaginar que você faça parceria com fisioterapeutas de especialidades diferentes e um tornasse referência de indicação para o outro? Ou então que tenham a mesma especialidade porém cada um em uma região diferente? Por que não fazer indicações entre si?
Sabemos que muitas vezes é difícil conseguir aproximação com outros profissionais de saúde, mas não podemos deixar que isso vire uma dependência da sobrevivência de um espaço de fisioterapia no mercado.
Para isso tenha sempre cartão de visitas, participe de eventos importantes na área, isso irá fazer com que você conheça e se deixe conhecer.

E não se esqueça: NINGUÉM sobrevive no mercado SOZINHO!

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