Powered By Blogger

sábado, 3 de setembro de 2011

A guerra da concorrência (2) - O ponto da virada?

Depois de um tempo sem conseguir postar algo aqui, venho falar do assunto mais polêmico que a fisioterapia já passou nos últimos tempos: a proibição da venda de serviços fisioterapêuticos nos sites de compra coletiva. Como isso irá afetar o mercado da fisioterapia? Será o fim da concorrência suja de preços?

Primeiramente temos que parabenizar o COFFITO e todos os CREFITOs que finalmente tomaram uma atitude em defesa da nossa tão desrespeitada profissão. Mas vamos falar do que interessa: lucro, marketing, concorrência....

Muitos estabelecimentos foram criados a partir do surgimento desses sites, uma vez que era possível obter uma entrada grande de capital no caixa de uma única vez, o que para muitos era sinônimo de lucro imediato. O que muitos não sabiam é que o dinheiro que estava entrando não significava lucro e sim, prejuízo por muitas vezes. Mas ganância é algo que contamina mesmo, e as pessoas acreditando num "enriquecimento" imediato(só rindo rsrsrs), começaram a concorrer por preço da forma mais absurda que poderia existir, deixando de lado não apenas o respeito pela profissão, mas como também levando a fisioterapia cada dia mais á falência e ao descrédito com a população.

E como já tinha escrito num post anterior concorrer por preço é dar as mão todos juntos e pular no precipício. Vamos falir inevitavelmente, pois vai chegar uma hora que não haverá dinheiro nem para cobrir seus custos. Afinal vocês lembram que já falei aqui também, nem sempre vender mais é a melhor saída, pois isso também aumenta os seus custos!!!!!

Acredito que agora será feita uma seleção natural, onde só irá sobreviver na selva do mercado capitalista aquele que realmente tiver capacidade de mostrar valor do seu serviço ao cliente. Vamos precisar suar muito a camisa para poder mostrar que fisioterapia é uma profissão que exige competência técnica e gerencial para poder ser enfim respeitada.

Só com a difusão do aprendizado de gestão poderemos (e vamos) mudar a história da fisioterapia. Agora é o nosso ponto da virada!!!!

Boa sorte a todos nós!!!

2 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pelo blog. Essa contaminação, além de inviável economicamente é ilegal. Os fisioterapeutas não conhecem o valor mínimo dos seus honorários e por isso, também, agem dessa forma. No nosso grupo do facebook ocorreu uma discussão e o desenrolar foi o mais inesperado possível, ao menos para o nosso grupo responsável pelo Fisioterapia em Ortopedia.
    Segue o link:
    http://ortop.wordpress.com/2011/08/28/profissionais-x-compras-coletivas/

    Parabéns pelo blog, temos poucos como seu na nossa área.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estou no último ano da graduação e do lado de fora do mercado, vejo o quanto essa ganância atrapalha e afunda nossa profissão. Tanto fala-se em união da classe, mas a verdade é que todos fogem desta união como o diabo foge da cruz. É engraçado... ouço todos os dias de vários profissionais a importância da união, mas na prática, pergunta se eles participam de reuniões coletivas, se deixam de "cutucar" o colega para ganhar um paciente... ridículo! E quando os orgãos fazem alguma coisa para diminuir essa exposição, mudar essa concepção de "feira da fisio" nos sites de compra coletiva, muitos ainda reclamam.

    Parabéns pelo blog!
    Abraços

    ResponderExcluir