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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O custo de atrair novos clientes

A primeira coisa que todo mundo pensa é como fazer para atrair novos clientes. E ai que entra ideias muitas vezes tão mirabolantes quanto seus gastos com elas!
Quantos de vocês já não pensaram em fazer(ou já fizeram) um anuncio em um jornal de grande circulação por achar q isso aumentaria sua clientela, quando na verdade isso só o onerou seus custos mensais?
Quando você pensar em fazer uma ação de marketing, a primeira coisa que deve pensar é que está oferecendo um serviço de saúde, e muitas pessoas não compram isso através de um anuncio em jornal certo? Outra coisa interessante é se colocar no lugar do seu cliente e pensar: eu iria fazer fisioterapia nesse lugar só porque vi essa propaganda?
Atualmente contamos com as excelentes ferramentas de divulgação, que são as redes socias, onde a velocidade de informação toma proporções inesperadas em um curto espaço de tempo, e sem onerar seus custos. Porém todo cuidado ao divulgar uma informação nesses veículos, pois uma pequena falha pode ir por um caminho completamente contrario ao que se desejava.

Direcione suas ações para seu publico alvo, para quem realmente você quer que se torne seu cliente, evitando assim desperdício de tempo e dinheiro com propagandas vazias, que não ira te levar a lugar nenhum.

Não esquece que a melhor estratégia será sempre fidelizar os seus pacientes, com um atendimento de qualidade e eficiente, afinal na fisioterapia nenhuma propaganda supera o famoso "boca a boca" não é verdade?

Manter um cliente é muito mais barato do que ganhar um novo! Pense nisso!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Qual o impacto do aumento do piso salarial na fisioterapia?



O aumento do piso salarial sempre foi uma questão muito discutida no meio da fisioterapia, uma vez que os salários sempre foram muito aquém do que um profissional graduado espera ao ingressar no mercado de trabalho.
O Sindicato dos fisioterapeutas no RJ conseguiu reajustar o piso salarial da categoria no estado, conforme a Lei estadual 5.950 de 13/04/2011, para o valor de R$ 1.630,00 no período de 30 horas semanais. Ao mesmo tempo que isso gerou uma grande euforia para os profissionais, a preocupação de demissão em massa por incapacidade dos estabelecimentos particulares em sustentar esse salário ficou evidente.
Atualmente ainda está em transito pela Comissão de Finanças e de Constituição e Justiça o Projeto de Lei 5979/09, que institui o aumento do piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para R$ 4.650,00.
Vou propor aqui uma explanação sobre os 2 lados da moeda: o do profissional empregado em clínicas/consultórios particulares e do empresário no ramo da fisioterapia.

Os fisioterapeutas, que seguem como empregados em determinados estabelecimentos, preocupam-se com seus cargos por reconhecerem que os valores cobrados pelas sessões ou pagos pelos planos de saúde inviabilizam muitas vezes a sustentação de um quadro de funcionários. Porém, é de grande importância que esse é um direito seu e abrir mão dele seria continuar desvalorizando a profissão, em troca de um remuneração muita aquém da sua capacidade. Acredito que agora os profissionais terão também a necessidade de buscar cada vez mais especializações, ser cada vez mais preparado, pois com certeza nesse mercado que já era muito concorrido, agora só mesmo os bons profissionais conseguirão um lugar decente no mercado de trabalho. E isso vira um ciclo vicioso: uma vez que você investe nos seus aprimoramentos profissionais, você não irá aceitar qualquer oferta de salário correto?

Aos gestores de clínicas de fisioterapia, esse impacto no seu planejamento financeiro pode trazer grandes problemas, podendo inclusive inviabilizar a continuidade da empresa no mercado. O aumento do seu custo fixo, em virtude do aumento salarial de funcionários, trará a necessidade de mudanças em todas as áreas da sua empresa, seja ela estratégica, marketing, financeira. Já existe uma carga tributária enorme sobre as pessoas jurídicas de fisioterapia, uma vez que nós não estamos incluídos no programa do Simples Nacional, o que faz os empresários chegar a pagar 27% de impostos.
O que um empresário precisa reavaliar é principalmente o custo dos seus atendimentos, e verificar se o valor das suas consultas estão apropriados para que este possa ser coberto e você ter lucro. Várias questões devem ser repensadas como: qual o serviço que realmente me dá lucro? aonde eu posso reduzir meus custos? qual é o valor ideal dos atendimentos oferecidos? como aumentar o valor da consulta para as pessoas que já são clientes da clínica?

Chegou o momento de mudança na fisioterapia, aonde os profissionais precisarão se posicionar diante não apenas do seu empregador, como também dos clientes na hora de cobrar pelos seus atendimentos. E aonde os fisioterapeutas gestores precisarão aprofundar seus conhecimentos de gestão e planejamento para conseguir fazer com que sua empresa seja cada vez mais respeitada no mercado.

Acredito que essas mudanças só trará ainda mais respeito e credibilidade para a  fisioterapia na sociedade!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como usar a PROMOÇÃO, sem perder a QUALIDADE nos períodos de baixo movimento?

 Como todos nós sabemos, Janeiro e fisioterapia parece que são meio inimigos não acham? Acredito que seja um dos períodos de movimento mais fraco, os pacientes se dão alta e vão curtir as férias.
Seria bom se nós pudéssemos dar férias para as nossas contas não acham? rsrsrs. 
Bom mas todo empreendedor tem que estar preparado para esses períodos críticos de movimento, no qual a entrada de dinheiro no seu caixa é muito menor do que em outras épocas. Porém isso na teoria fica muito bonito de falar, mas e na prática? Você se preparou para isso?
Por incrível que pareça muitos sabem disso e não fazem essa organização financeira para passar por essa maré. Sendo assim, o que você tem feito para conseguir manter ou até mesmo atrair clientes nesse período?

Uma das estratégias que pode ser usada e que realmente conseguimos atrair clientes é a PROMOÇÃO. Apesar de ser vista com olhos meio tortos, a estratégia de preço nessa hora torna-se um excelente aliado para atrair clientes. As pessoas chegam em Janeiro com uma carga de pagamentos muito alta, como impostos, compras de Natal e nessa hora a fisioterapia acaba virando supérfulo, mesmo que ele saiba que esteja precisando do tratamento.
Ao montar uma promoção você tem que ter em mente que:
  • O valor cobrado tem que ser atrativo, sem ficar desvalorizante para seu estabelecimento (já diz o ditado: "esmola demais o santo desconfia"), pois o cliente não pode associar preço baixo sempre ao seu serviço e só te procurar quando você fizer outra promoção;
  • Este valor não pode comprometer de forma alguma seus custos, e sim te trazer algum lucro;
  • O serviço prestado tem que ter a mesma qualidade do que sem ser na promoção, pois assim você consegue fidelizar seu cliente e ao final dos atendimentos promocionais ele querer continuar o tratamento pagando o seu preço normal;
  • Estabeleça horários de menor movimento para agendar esses clientes, deixando seus horários "nobres" para os clientes que pagarem integral;
  • Defina todas as regras antes que o pagamento seja efetuado, de preferência por escrito, isso irá poupar você de algumas situações desagradáveis;
  • Faça  seu cliente entender que ele está tendo uma excelente vantagem.
  • Crie estratégias para os clientes saberem da promoção: divulgação em redes sociais, ligue para seus pacientes cadastrados comunicando da oferta, divulgue junto aos seus amigos. Só evite fazer algum tipo de propaganda que te gere custo, pois afinal o que você não pode nesse momento é comprometer ainda mais seu caixa.

Mãos a obra e um Janeiro cheio de pacientes para nós!!!!