Quando decidimos montar o nosso proprio negócio, existem inumeras perguntas que precisamos saber responder antes mesmo de colocar em pratica, justamente para saber se o negócio é viavel ou não.
Saber calcular o seu PONTO DE EQUILIBRIO ou BREAK EVEN é uma das mais importantes. Trata-se de um indicativo que informa ao gestor qual será o volume de vendas necessário, num periodo, para que possa cobrir todos os seus custos fixos e variáveis. Ou seja, é aquela faixa de vendas onde a empresa não terá lucro nem prejuízo.
Se todos os empreendedores imaginassem a importância desse indicativo para a saúde da empresa, jamais ousariam em desconhecê-lo. Muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, não conseguem completar 1 ano de vida na maioria das vezes por total descontrole administrativo.
Trazendo para a nossa realidade, pensamos da seguinte forma: QUANTOS PACIENTES SÃO NECESSÁRIOS POR MÊS PARA COBRIR TODOS OS MEUS CUSTOS?
Quando paramos para fazer esse cáculo temos que saber quais são nossos custos fixos e quanto cada serviço que oferecemos contribui para o nosso rendimento (é o que chamamos de margem de contribuição já comentando num post anterior). Ou seja:
PE= MC - (Custos Fixos+Despesas)=0
Sendo : PE= Ponto de Equilíbrio
MC=Margem de contribuição
E então? Qual seu Ponto de Equilíbrio FInanceiro? O número de pacientes que você está atendendo agora é suficiente?
Isso irá influenciar no seu plaenjamento estratégico, no seu plano de marketing, enfim em toda a saúde da sua empresa.
Pensem nisso!
Esse será mais um tema abordado no curso de Gestão em Fisioterapia! Já pensou como será interessante aprender sobre como gerenciar o seu negócio? Mais informações sobre o curso no site www.maisfisio.com.br