Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de março de 2012

Surpreenda seu cliente!



Como já falamos muitas vezes por aqui, hoje em dia nós temos que nós preocupar cada vez mais com a qualidade do serviço que estamos oferecendo ao nosso cliente e isso é o que vejo como grande diferencial das clínicas de fisioterapia.
Ainda é muito comum ouvirmos de diversas pessoas sobre o tratamento sem comprometimento oferecido em determinados estabelecimentos de fisioterapia, e o mais engraçado é ouvir de profissionais que criticam esse tipo de serviço mas que acabam sendo coniventes ao se propor a trabalhar assim.
Quando uma pessoa procura um fisioterapeuta, ou qualquer outro profissional de saúde, ele quer uma solução ao seu problema, a sua dor, e de preferência de forma urgente. Acontece que muitas vezes não conseguimos captar a necessidade real do cliente, gerando nele uma frustração das suas expectativas em relação ao nosso atendimento.
Uma das coisas que acho fundamental ao oferecer um serviço de fisioterapia é oferecer ao cliente mais do que ele está esperando de você, ou seja, surpreendê-lo com um atendimento diferenciado e assim consiga a sua confiança e possivelmente que você fidelize-o.
Algumas atitudes básicas mas que são diferencias na fisioterapia:

1 - OUÇA seu paciente, não apenas ESCUTE suas queixas: É muito importante esse processo de avaliação, principalmente na parte subjetiva, pois além de orientar melhor seu diagnóstico clínico, seu paciente irá perceber que você está realmente envolvido com o seu problema;

2 - Esclareça suas dúvidas: Procure sempre esclarecer todas as dúvidas do seu paciente, tanto em relação ao problema que ele apresenta quanto ao tratamento que irá executar. Isso demonstra comprometimento seu em relação à ele.

3 - Se errar, conserte RÁPIDO: Qualquer problema que possa acontecer seja durante o atendimento (como um simples atraso) ou após, preocupe-se em resolver de forma rápida e clara. Admita seu erro, e mostre ao seu cliente que você está preocupado na sua resolução o mais rápido possível.

4 - Pós atendimento: Acompanhe seu paciente após seu atendimento. Ligue, passe um email, pergunte como está se sentindo. Isso é uma das coisas mais simples, que quase ninguém faz e tem um resultado fantástico na satisfação do cliente em relação ao seu serviço.

A questão é simples, ofereça ao seu paciente mais do que ele procura, surpreenda-o e você verá o resultado disso no seu negócio!

Boa sorte!

domingo, 4 de março de 2012

O que todo empreendedor precisa saber

Quando a gente decide empreender, montar o nosso próprio negócio, uma das principais caracteristicas que precisamos ter é ser apaixonado pelo que faz!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Palestra Gratuita

Bom pessoal,

Estarei realizando uma palestra gratuita, com o tema: A importância da Gestão para Fisioterapeutas, aqui no Rio de Janeiro.
Está faltando apenas alguns detalhes a serem fechados, para que possa ser divulgado a data, hora e local.


E nesta palestra estaremos divulgando o programa do curso, Gestão para Fisioterapeutas,que será realizado no início do segundo semestre.

Fiquem atentos, pois as informações serão postadas aqui, assim como as inscrições.

Espero todos lá!
Abs
Fabrícia Costa

Competir por preço: até quando???




Vamos voltar a um dos assuntos que mais trazem discussões no meio da fisioterapia: quanto cobrar pelo seu atendimento? Levantei essa questão um tempo atrás no LINKEDIN e foi um excelente debate.

Todos os profissionais que expuseram suas opiniões foram unânimes em revelar a dificuldade que se apresenta no mercado atual, para a cobrança devida dos honorários da fisioterapia, independente da área. Mas uma questão me chamou atenção: ainda existe profissionais que "culpam" os Conselhos por colocarem um referencial de atendimento defasado e que por isso os profissionais ficam sem em que se basear. Me desculpem todos, mas é sempre mais fácil colocar a culpa em terceiros, do que assumir que o grande problema está em si mesmo, que não sabe QUANTO CUSTA O SEU ATENDIMENTO!! 
E os que cobram abaixo do valor de tabela, qual seria a justificativa??

É impressionante como os fisioterapeutas ainda insistem na competição por preço, precisando se sobrecarregar de atendimentos e consequentemente não conseguem oferecer ao cliente um bom atendimento. O fisioterapeuta precisa saber calcular o custo do seu atendimento, colocar no papel o quanto você gasta para atender um paciente domiciliar, por exemplo: 
  •  Tempo de deslocamento: normalmente você irá dispor de no mínimo mais um horário de atendimento, ou seja, estará "perdendo" uma hora de atendimento que poderia estar te gerando dinheiro.
  • Transporte: coletivo, carro próprio, estacionamento, taxi.
  • Material utilizado para o atendimento
  • Preço da sua hora de atendimento domiciliar
 Diante disso, quero que me respondam: é possível acreditar que um profissional cobre R$30,00 para atender domicilio?? Ou aceite ganhar R$20,00 de planos de saúde?? É difícil mais existe, e enquanto houver profissionais que se proponham a praticar essa imoralidade com a nossa profissão, vai ser difícil mudar a imagem da fisioterapia perante aos clientes!



Será mesmo que é só o ATO MÉDICO que está colocando fim a fisioterapia?? Pensem nisso!