Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Já montou seu fluxo de caixa para 2012?


O ano está acabando e junto com isso vem aquela sensação de que dias melhores virão, junto a todas as promessas que nós adoramos fazer não é verdade?
Mas promessas não pagam contas e precisamos nos planejar para iniciar um novo ano! E hoje vou falar um pouquinho aqui sobre uma ferramenta muito importante utilizada no seu planejamento financeiro: FLUXO DE CAIXA.

O que é isso e para que serve?
É um instrumento eficaz para gerenciar todo o controle financeiro da sua empresa, que permite ao empreendedor analisar toda as suas disponibilidades e identificar de maneira antecipada as suas necessidades, sejam elas de curto ou longo prazo. Logo, o fluxo de caixa irá refletir com precisão a situação financeira da sua empresa. 
Ao colocar no papel toda a sua movimentação financeira você é capaz de diagnosticar tudo aquilo que está fazendo mal para a saúde da empresa, até mesmo aquilo que achava que era bom! rsrs
Pode ser feito por períodos, ou seja, você pode fazer um controle semanal, quinzenal, mensal, enfim de acordo com as necessidades do seu negócio.
Muitos na verdade já utilizam dessa ferramenta de contabilidade financeira e nem sabiam que era esse nome; afinal todos fazem, ou pelo menos deveriam fazer, o controle de entrada e saída do seu caixa.
O fluxo de caixa permite ao gestor:
  •  Avaliar se as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados.
  • Calcular os momentos ideais para reposição de estoque ou materiais de consumo, considerando os prazos de pagamento e as disponibilidades.
  • Identificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços.
  • Saber se é ou não possível conceder prazos de pagamentos aos clientes.
  • Negociar compras à vista junto aos fornecedores, para aproveitar alguma promoção.
  • Identificar a real necessidade ou não de obter um empréstimo.
  • Antecipar as decisões sobre como lidar com sobras ou faltas de caixa.
Montar e manter um fluxo de caixa, dá mto trabalho, pois você precisa estar alimentando constantemente as suas planilhas, mas é extremamente recompensador!

FELIZ 2012!!