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domingo, 23 de outubro de 2011

Planejamento Financeiro - Margem de Contribuição



Vamos falar mais uma vez sobre uma questão financeira do seu negócio.
Quando montamos o nosso mix de serviços, ou seja, os serviços que iremos oferecer no nosso consultório/clínica precisamos saber quanto cada um desses serviços irá custar e quanto irá trazer de lucro para o nosso caixa.
Para isso você precisa conhecer exatamente seus custos fixos e variáveis, pois o cálculo do lucro sobre cada serviço depende dessas informações.

Chamamos de MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO a diferença gerada entre o preço de venda e os custos fixos e custos variáveis referente a essa venda. Complicou? Vamos lá, se colocarmos numa fórmula simples ficaria assim:

Margem de contribuição = Valor da venda -(custos fixos + despesas variáveis)

Vou tentar exemplificar isso de uma forma prática: Um serviço de RPG, que custa R$ 80,00/hora, e nessa clínica o custo fixo de 1 hora da sala é de R$15,00 e tem como despesa variável o percentual repassado ao profissional de 30%. Qual será a margem de contribuição desse serviço no caixa da clínica?
                                                    MC= 80 -(15+24) = 41

Sendo assim, cada atendimento de RPG rende à clínica R$ 41,00 de margem de contribuição, ou seja, mais de 50%. 
Essa é a ferramenta fundamental que deve ser usada pelos gestores para a tomada de decisões dentro da empresa. Por exemplo, caso você queira oferecer um desconto ao seu cliente é de fundamental importância que conheça esses valores sobre cada serviço que oferece, para fazer com que isso não influencie de forma ruim no seu fluxo de caixa, afetando também a cobertura dos seus custos fixos.
Uma outra importância prática desse cálculo é que você pode descobrir que está oferecendo um serviço que não te dá um retorno conforme o esperado, e a melhor estratégia poderia ser a suspensão desse serviço, ou então aumentar seu valor de venda. Cuidado para não querer aumentar as vendas desse serviço, pois isso poderá gerar prejuízo no seu caixa...


Enfim, podem até achar complicado, difícil de fazer isso, mas se você tem seu próprio negócio e quer fazer ele dar certo não tem muita saída... Arregace as mangas e vamos calcular!!!




terça-feira, 18 de outubro de 2011

O NOVO FISIOTERAPEUTA



A fisioterapia está ficando cada vez mais consolidada no mercado, existe um avanço científico intenso na nossa área, a competição está cada vez mais acirrada... E aí me vem uma pergunta: Qual será o grande diferencial do NOVO fisioterapeuta? NOVO? Sim isso mesmo!!

Todas as profissões precisam se adaptar de acordo com as imposições do mercado, e nós não somos diferentes, precisamos MUDAR a forma como a fisioterapia ainda está sendo praticada. E é justamente nesse ponto que entra o papel do novo fisioterapeuta, aquele que sabe gerir de forma correta o seu próprio negócio, sair do amadorismo gerencial.
Quantos fisioterapeutas abrem o seu próprio consultório/clínica sem nem saber o que é Plano de Negócios? Quantos precificam o seu serviço apenas de acordo com o mercado, sem saber se esse preço é adequado dentro dos seus custos?  
Estabelecer suas metas, definir seu publico alvo, traçar as estratégias de marketing adequadas, tudo isso deveria fazer parte do planejamento do seu negócio, antes mesmo de pôr ele em prática. Afinal você pode achar que tem  uma excelente ideia, e quando coloca tudo no papel pode perceber que ela não é tão boa assim, e isso evita um problema mais na frente!
Infelizmente nós fisioterapeutas não somos ensinados a pensar sobre essas questões, e isso faz com que muitos estabelecimentos fechem antes mesmo do seu segundo ano de funcionamento.

E então vem a pergunta? 
POR QUÊ NÃO APRENDER SOBRE GESTÃO E OBTER MELHORES RESULTADOS NO SEU EMPREENDIMENTO?


Está na hora de você começar a pensar nisso e ir em busca de novos conhecimentos!