Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Equipe: o mais valioso capital do seu negócio



Para mim está ai um dos maiores desafios de um negócio, montar uma equipe e fazer ela funcionar de forma coesa!
Quando escolhemos alguém para trabalhar junto com a gente, temos que fazer essa pessoa perceber que ela está partilhando de um sonho nosso, que o papel dela na empresa é fundamental para que tudo dê certo.
Mas nesse assunto temos um ponto importante: você sabe como ser um bom líder de equipe? Liderança é um tema muito discutido dentro das questões gerenciais no momento, e muitos acreditam que ser líder já é uma prediposição de algumas pessoas. Uma coisa engraçada é que todo mundo reclama de chefe, mas quando se torna um repete os mesmos erros daquele que antes era o alvo de suas reclamações. Então como ponto de partida vou usar um velho e famoso clichê: " Não faça com os outros o que você não gosta que façam com vc."
Quando recutramos pessoas para fazer parte da nossa equipe temos que estar atentos primeiramente a sua qualifcação profissional,porém a sua capacidade de relacionamento tanto com os clientes como com os outros membros torna-se muitas vezes fator decisivo na contratação. Devemos também estar sempre dispostos a ouvir ideias e sugestões que tenham a expor para nós gestores, assim como mantê-los motivados a dar sempre o melhor de si, oferecendo primordialmente um bom ambiente de trabalho.
Um outro fator importante é a questão de oferecer treinamentos constantes a equipe com o objetivo de padronizar o máximo possivel os atendimentos, buscando sempre a qualidade nos serviços prestados aos nossos clientes. Uma coisa muito comum que acontece na fisioterapia é o paciente reclamar que cada hora é atendido por uma pessoa, que gostou mais do fulano de antes; isso gera desconforto na equipe, disputas e começa a afetar o andamento dos atendimentos. 

Então, seja você o dono do seu negócio ou o supervisor de um grupo de estagiários por exemplo, faça sempre que a equipe se mantenha unida, motivada, buscando sempre a excelência nos atendimentos. Você só terá a ganhar com isso!

sábado, 16 de julho de 2011

Delegando funções: um grande desafio!



Esse para mim é um dos grandes desafios de ser gestor do próprio negócio: delegar funções para montar uma equipe!
Delegar significa encarregar uma pessoa de realizar uma tarefa, na qual você fica como o último responsável, podendo ser essa delegação em tarefas cotidianas ou até mesmo de determinadas áreas dentro da sua clínica. E tenho certeza que já passou pela cabeça de quem tem o seu próprio negócio as seguintes questões: Será que eles vão executar tudo direito? Será que escolhi a pessoa certa para essa tarefa? Ou seja insegurança.
Normal, não se preocupem, pois isso faz parte do papel do gestor, controlar e supervisonar o trabalho do seu funcionário, sem tirar a autonomia que lhe foi dada.
E qual a importância de delegar para o seu negócio? 
Quando delegamos as funções de curto prazo, como tarefas operacionais e cotidianas por exemplo, nós gestores conseguimos ficar mais focados em tarefas de longo prazo e de grande importância para o crescimento do nosso negócio como planejamento estratégico, planejamento financeiro. Afinal é impossível fazer com que todas as áreas da sua clínica, mesmo que pequena, funcionem bem só com você fazendo tudo!
Outro fator importante é que ao delegar você transmite a sua equipe um sentimento de importância, valorização e confiança, fazendo com que seu funcionário fique cada vez mais motivado! E ter uma equipe motivada e satisfeita é o sonho de todo gestor.

Por experiência própria, meu negócio só começou a crescer depois que conseguir quebrar essa barreira e delegar funções. Não foi fácil, demorou muito, mas o resultado foi o crescimento da minha clínica de forma impressionante após 6 meses.

E agora? Já está pronto para esse desafio?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Perfil do Empreendedor



Primeiro gostaria de me desculpar por tanto tempo sem postar nada aqui, mas foi justamente o motivo é que me inspirou a escrever esse post.

Exatamente hoje consegui inaugurar o novo espaço de atendimento da minha clínica, uma sala maior, com mais infraestrutura, novos serviços, e isso tudo depois de 1 ano de planejamento. Ao abrir a sala nova e ver que tudo estava pronto, do jeito que sempre quiz não teve como não me emocionar, várias coisas passaram na cabeça: o começo com a sublocação de horários, depois em uma sala pequena num prédio ruim... Passaram 5 anos, com muitas dificuldades, desafios, alegrias, e hoje era como se tivesse sido o meu primeiro dia de atendimento: um frio na barriga, expectativa se os clientes iam achar tão lindo como eu estava achando. Enfim, deu tudo certo!!!

Para empreender não dependemos apenas de planejamento, precisamos estar motivados pela auto-realização, o desejo de ser independente e de assumir responsabilidades. O que diferencia o empreendedor de outras pessoas é a forma comoele enxerga as necessidades de mudanças, a vontade de querer sempre melhorar seus pontos fracos e aperfeiçoar cada vez mais os pontos fortes.
Precisamos ter iniciativa, estar dispostos a correr riscos calculados, ser persistente e ter comprometimento com o que estamos realizando.

Ser empreendedor é ser audacioso, corajoso e APAIXONADO pelo que faz! Com esses ingredientes os nossos planejamentos só nos levam a um caminho: SUCESSO e REALIZAÇÃO!