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terça-feira, 28 de junho de 2011

Nunca desista!


Quando decidimos empreender, montar o nosso próprio espaço, temos pela frente inúmeras adversidades, dificuldades, que somos obrigados a passar.
Tem vezes que tudo parece tão difícil que temos vontade de desistir, deixar de lado aquilo que a gente tanto sonhou um dia.

Mas para quem realmente é empreendedor, nessas horas tem que respirar fundo, se concentrar e acreditar que tudo dará certo, pois o mais importante já tem dentro de você: vontade de vencer e paixão pelo que faz.

As dificuldades aparecem para nos fazer aprender ainda mais e chegar ao sucesso.
Esse vídeo serve para ilustrar um pouquinho disso que falei agora para vocês.

http://www.youtube.com/watch?v=1YDJgVjK_jM

Boa sorte a todos! E nunca desistam dos seus sonhos!

domingo, 26 de junho de 2011

O que você vende?



Se eu perguntar para a maioria dos meus colegas de profissão "O que você vende?" muitos vão me responder: pilates, fisioterapia, RPG, drenagem linfática, sei lá, qualquer um dos seus serviços. E ai me vem na cabeça que isso todos vendem, mas qual é o seu diferencial? Dentro dessa pergunta tem muito mais respostas do que podemos imaginar, pois é aqui que definimos o nosso negócio e posicionamos a nossa empresa no mercado. 

Vou exemplificar com diferenças entre empresas que vendem o mesmo produto, mas passam uma imagem completamente diferente para o cliente, o que faz ele se decidir por uma ou outra.
Qual a diferença entre comprar um linda caneta, banhada a ouro, que custa um alto valor, para uma outra caneta de modelo simples, fácil acesso, se ambas escrevem do mesmo jeito? A primeira empresa não se preocupou em vender caneta e sim vender o status de se ter um produto de altíssima qualidade, desejado por muitas pessoas. A outra empresa queria ser conhecida como a maior vendedora de canetas com custo barato, tornando-a acessivel a qualquer bolso, independente da sua classe social.

Isso é o que chamamos de POSICIONAMENTO. Posicionar um serviço ou produto no mercado significa fixar na mente do consumidor o valor que o seu serviço tem para ele, superando suas necessidades e expectativas, fazendo com que você saia na frente dos seus concorrentes.

Trazendo para a nossa profissão, como podemos nos diferenciar dentro de um mercado que se olharmos apenas as técnicas seriamos todos iguais? Pois você vende pilates, eu e mais um monte também vendem .Se vende drenagem linfática, eu e mais muitos fisioterapeutas também. 
Mas que tal você pensar em vender mais do que a técnica? Você precisa fazer com que seu cliente perceba os valores intangíveis que estão associados a ela, como o alívio das suas dores, por exemplo. O seu paciente irá até você porque sabe que você "vende" resultado e não apenas um tratamento, entende?
Ou você pode querer ser conhecido pelo preço (muito cuidado com isso!!), pela diversidade dos seus serviços, por inúmeros motivos, mas que precisam ser definidos para nortear o rumo da sua empresa no mercado.


E então como você quer ser reconhecido pelos seus clientes? Defina seu negócio e me responda depois:
O QUE VOCÊ VENDE?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Será que seu negócio é viavel?



Essa deveria ser a pergunta chave antes de abrirmos o nosso próprio negócio e que quase nenhum fisioterapeuta faz. Não faz por falta de preparo e desconhecimento dessa área de gestão financeira.

Em um planejamento financeiro precisamos definir quais serão todos os nossos custos iniciais, os custos fixos e os custos variaveis, para que a gente possa identificar o nosso ponto de equilíbrio, a margem de lucro, entre outros itens fundameitais para a saúde da nossa empresa.
O custos fixos são aqueles não irão ter alteração de acordo com os seus atendimentos como aluguel, condomínio, salários, serviços de limpeza, entre outros. Os custos variáveis são influenciados diretamente pelo volume dos seus atendimentos, ou seja, quanto mais atender mais gastos. Entre esses estãoos custos com luz, material como papel, gel, etc.Ao definir nossos custos fixos e variaveis, teremos condições de responder quanto custa uma hora do meu atendimento e a partir daí seremos capaz de precificar o nosso serviço. 
O próximo passo então será definir o seu ponto de equilíbrio, que nada mais é do que o valor necessário por mês para cobrir seus custos. Traduzindo: quantos pacientes, no mínimo, serão necessários para que não tenha prejuízo nem lucro? Se for um número muito alto provavelmente está na hora de repensar seus custos, pois isso estaria inviabilizando seu negócio. Quanto menor for o seu ponto de equilíbrio mais segurança você terá para seu negócio não entrar na área de prejuízo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Plano de Negócios - concretizando suas idéias



Quando pensamos em montar o nosso próprio negócio a primeira coisa que deveríamos fazer é montar o nosso PLANO DE NEGÓCIOS.
Mas a verdade é que muitos não tem nem ideia do que seja isso, principalmente nós da área de saúde, que não temos nenhuma cadeira de gestão na nossa formação. Eu mesma só fui saber do que se tratava quando fiz o MBA em Gestão em Saúde pela FGV, e olha q eu já tinha minha clínica há uns quase 3 anos!!!!!! 
Então posso falar por experiência própria: como eu consegui sobreviver no mercado tanto tempo? Acho que pelo menos porque sou uma boa profissional, porque se dependesse da gestão, posso dizer que aprendi muito com meus vários erros como empreendedora. E só depois do curso é que meu negócio realmente começou a dar certo.

O plano de negócios pode ser feito de uma forma bem elaborada quando se quer mostrar para possiveis investidores no seu negócio, mas também pode ser feito de uma forma um pouco mais informal para poder guiar suas ações dentro do seu negócio. Independente da forma que for realizada, o que devemos levar em consideração é que esse instrumento servirá como um manual para direcionar as suas ideias, analisando se é viável ou não o seu negócio.
Os principais tópicos que devem constar no seu plano de negócios são:
 1 - Definição do seu negócio:  explica do que se trata seu negócio, qual seu publico alvo de interesse, onde será localizado, qual será os serviços oferecidos
 2- Planejamento estratégico: inclui aqui varios pontos já comentado em outros posts como a análise de swot (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu negócio)
3 - Plano de Marketing: já comentado no post anterior Qual seu plano de marketing?
4 - Planejamento financeiro: quanto será necessário para investimento inicial, qual será seu custo fixo, quanto tempo será o retorno do investimento?
5 -  Organograma da empresa:  quantos funcionários será necessario inicialmente, cargos, salários.

Isso é o mínimo para que você comece a por no papel as suas ideias e consegue ter uma visão mais ampla e detalhada do seu sonho. Afinal EMPREENDER é tornar seu sonho REALIDADE!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Qual seu plano de marketing?

Quando a gente monta o nosso próprio negócio, o que mais pensamos é como melhorá-lo, como deixar ele mais atraente aos olhos do nosso cliente. Então ai surge a pergunta: como fazer um marketing que funcione??
Num post anterior "Quem é o seu cliente?" foi abordado sobre a importância de definir um público alvo para que você consiga direcionar de forma eficaz suas estratégias de marketing.
O próximo passo a ser dado é montar a sua estratégia de marketing e para isso vou falar aqui sobre o Mix de Marketing: os 4 P'S. Trata-se de uma ferramenta que a empresa utiliza para atingir seus objetivos, onde cada P significa:
  • Produto: engloba todos os serviços/produtos a serem oferecidos pela sua empresa. Exemplo no nosso caso é ter num só lugar Pilates, RPG, etc.
  • Preço: engloba tudo que está relacionado a precificação do serviço, como tabela de preços, políticas de descontos diferenciados
  • Promoção: Esta relacionado tudo que tem ligação com a divulgação e exposição do seu serviço/produto
  • Praça (ponto de vendas): Aborda onde o serviço/produto será realizado,logística de atendimento ao cliente, facilidade de acesso, estratégia de avaliação da concorrência.
É muito importante, quando se trata de produto, que você monte seu mix de serviços que seja coerente, onde os serviços se completem. Ao falar de preço não esquecer dos seus custos, analisar sua margem de lucro.
Ao definir uma estratégia para sua promoção, leve em consideração a relação custo x benefício que isso irá trazer (quantos clientes eu irei conseguir com isso? vale a pena o investimento?).

Que tal começar agora a montar seu plano de marketing? Põe tudo isso num papel e vê como tudo ficará mais fácil!! Boa sorte!

sábado, 4 de junho de 2011

Aspectos jurídicos na Fisioterapia (1) - CDC



Pelo que vejo, poucos fisioterapeutas e profissionais de saúde sabem que somos regidos pelo CDC (código de defesa do consumidor). E o que isso nos afeta? Quais são as consequências disso para nossa prática profissional?

O CDC regula as relações de consumo, dentre as quais estamos incluidos tanto como pessoa física como pessoa juridica, porém com abordagens diferentes.

O fisioterapeuta, quando pessoa física, tem uma responsabilidade que a lei classifica como SUBJETIVA. Isso significa que, caso seu paciente se sinta lesado e entre com uma ação contra o profissional, ele tem que provar perante a justiça que a conduta do fisioterapeuta foi "errada". Ou seja, ele tem que demonstrar que realmente houve algum erro no seu procedimento terapeutico seja este por ter feito ou deixado de fazer o tratamento indicado.

Ao se falar de pessoa jurídica o enfoque é outro, a responsabilidade é OBJETIVA. A diferença é que, nesse caso, o cliente terá apenas que demonstrar na justiça que houve dano, sem ter a necessidade de provar que o tratamento feito era indicado ou não. Sendo assim, caberá a empresa provar que não teve nenhuma CULPA no resultado, mesmo que tenha agido com todos os cuidados necessários e exigidos para uma perfeita conduta.

Esse é um assunto que apresenta muitos detalhes e controvérsias tanto no meio de saúde quanto no meio jurídico. Por isso é vital que se mantenha uma equipe o mais coesa possível, com profissionais responsáveis e comprometidos, pois o erro de um pode prejudicar não somente ele, mas principalmente sua clínica.
E profissionais que trabalham de forma autônoma precisam ter os mesmos cuidados, pois ninguém quer acabar na justiça respondendo a um processo, muitas vezes por problemas que poderiam ser facilmente evitados.

Coloco-me a disposição para qq dúvida sobre o assunto através do email: fabricia.fisio@yahoo.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Humanização do atendimento


Atualmente as coisas ficaram tão mercantilistas, tão focada no lucro, que o maior bem que uma empresa pode ter foi deixado de lado: o SER HUMANO.

E hoje durante um atendimento me despertei para esse assunto. Uma paciente virou para mim e disse: "Me sinto tão bem aqui, parece ate uma sessão de análise junto rsrs." Fiquei tão feliz com esse feedback; e acredito que muitos colegas já passaram por isso também.
Uma coisa que exijo que aconteça na minha clínica é essa questão de dar atenção que o paciente realmente merece, saber ouvir o que ele tem para nos dizer mesmo que isso não seja nenhum pouco importante para o tratamento dele.
Precisamos saber respeitar o que o paciente diz, saber interpretar aquelas palavras que por muitas vezes escondem seu real problema. Quantos de vocês ligam para seus pacientes se eles faltam a consulta? Quantos de vocês avisa que vai atrasar para um atendimento domiciliar nem q seja 5 minutos de atraso? Quantos de vocês se preocupam em manter uma equipe bem entrosada, que estabeleça uma relação de confiança entre si e com os pacientes? Um sorriso, um aperto de mão podem ter excelentes efeitos, inclusive na própria evolução do tratamento dessa pessoa.
O SUS está desenvolvendo um programa chamado HUMANIZASUS, para incentivar a humanização nos serviços públicos de saúde. Leiam mais depois sobre esse projeto aqui  http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=28288. Muito interessante!

Muitos profissionais excelentes perdem clientes por ser tão impessoal nos seus atendimentos... NÃO EXISTEM DOENÇAS, EXISTEM DOENTES!!

São coisas tão simples de se fazer no seu dia a dia, que podem refletir na sua carreira  de forma estrondosa.!!