Acredito que muitos que estão lendo esse post já passaram pelo menos uma vez por essa fase: o movimento de clientes em determinadas épocas do ano cai vertiginosamente, levando ao desespero muitos donos de clinicas, consultórios.
Entre os períodos mais críticos encontram as festas de final de ano, férias de janeiro e férias de julho. Muitos clientes colocam o seu tratamento em segundo plano, se dão alta, e nós ficamos a ver navios. E ai, como fazer para não ficarmos no "vermelho"?
O que mais você precisa entender é que não adianta esperar chegar a dificuldade para procurar uma solução, é importante que dentro do seu planejamento estratégico já tenha definido alguma coisa para ser executada. Uma coisa muito interessante é oferecer dentro do seu mix de serviços alguma coisa que seja interessante ao cliente naquela época.
Por exemplo, nas férias de julho, inverno, as pessoas ficam com pouca disposição para atividades físicas como o pilates, sendo assim que tal fazer um desconto na mensalidade esse mês? Já durante o verão as pessoas buscam incansavelmente por tratamentos estéticos, então durante as férias podemos pensar em trazer tratamentos inovadores ou então oferecer um combinado de serviços que façam os clientes pensarem duas vezes antes de ir embora.
O importante é você conseguir analisar, dentro do seu negócio, como funciona a sazonalidade dos seus clientes e tentar minizar suas perdas, além de projetar reservas para o seu fluxo de caixa não ser pego de surpresa.